Meu método para ler 42 livros por ano.



Ler uma quantidade dessa de livro anualmente, a qual equivale três livros e meio por mês soa como uma vida de nerd ou algo próximo disso, como vejo muitas pessoas me apontarem.

No entanto, necessito dizer que está muuuuito longe disso, apenas me organizo e uso o tempo a meu favor. olhe como:

Divido o dia em três partes, ao passo que destino a leitura de 10 páginas por período, isto é, dez de manhã, dez à tarde e dez a noite.

Logo, com essa distribuição finalizo por exemplo, um livro de 300 páginas em 10 dias.

Cada pessoa, possui suas atividades e tempo disponíveis diferentes, óbvio que para alguns é quase que impossível seguir esse padrão, mas o método talvez esteja alcançável.

Reitero que talvez, porquê mesmo dito isto tem um outro paradigma que segue não só a mim, mas todo ser humano e impede o avanço em várias esferas da vida e não é diferente na prática da leitura.

Veja bem, o nosso cérebro está condicionado a realizar as tarefas mais fáceis para ele, por isso, tenho muitas dúvidas quando a pessoa crava que gosta de ler, assim como as que garantem que não gostam de ler. Entenda porquê:

O cérebro vai sempre optar no menor esforço possível, ou seja, preferir assistir um filme a ler um livro. Descansar a se exercitar. Comprar uma comida pronta a fazer uma nutritiva.

Esta condição é característico do corpo, visto que é muito difícil alterá-la. Inclusive confesso que sempre quando vou ler sinto esta resistência em não iniciar a leitura, mas penso em tudo isso venço meu corpo ou melhor, mostro que eu necessito ler não apenas quero.

Isto para o meu bem e o bem de meu cérebro, até porque depois que começo, sinto que ele aceita e mergulha junto comigo em viajens tão longas que esquecemos quem somos e até onde estamos. 

Por isso, quando pensar em ler um livro e bater aquela “preguiça” saiba que é o seu cérebro te conduzindo para um lado mais fácil. Se preciso, lute com ele, mas comece e verá que com o tempo ele aceitará sua decisão.


Texto escrito por Gabriel Silva.